Viajar de motocicleta tem tudo a ver com o clima do verão! O ventinho
batendo no rosto, o sol iluminando a paisagem e aquela sensação de
liberdade que toda mulher adora. Mas na estrada todo cuidado é pouco. Um
descuido de manutenção ou uma simples pedra na pista são mais do que
suficientes para resultar num pneu furado. Diferentemente dos carros, as
motos não contam com um estepe – detalhe que deixa a resolução do
problema ainda mais complicada. Para que você não entre nessa furada (ou
saia dela o mais rápido possível), preparamos um guia de cuidados.
Confira e coloque as dicas em prática!
1. Inspeção visual
A primeira recomendação é verificar minuciosamente o estado dos pneus
alguns dias antes da partida. Certifique-se de que eles não estejam
carecas, gastos ou desnivelados. Caso note qualquer problema, vá a um
mecânico de sua confiança para que os reparos necessários sejam feitos.
2. Pneus novos
Motos recém-saídas da concessionária costumam vir com uma camada de
silicone revestindo os pneus. Esse detalhe diminui a sensibilidade da
motorista, podendo ocasionar quedas e outros contratempos. Para evitar o
problema, procure “desgastar” os pneus antes de pegar a estrada,
rodando antecipadamente com velocidade reduzida.
3. Calibragem
Confira no manual do proprietário o valor indicado para calibrar os
pneus da moto. Lembre-se de que, se o veículo estiver carregado, talvez
seja indicado colocar algumas libras a mais. Manter a calibragem em dia
garante um bom tempo de frenagem da motocicleta e evita o estouro dos
pneus.
4. Pneu furado
Caso haja um pequeno furo no pneu traseiro e você esteja próxima de
um posto de gasolina com serviço de borracheiro, é possível continuar
rodando aliviando a pressão da roda avariada. Nesse caso, direcione o
peso do corpo para o eixo dianteiro da motocicleta até que alcance o
posto. Lembre-se de que essa medida só é indicada quando é necessário
seguir um curto trajeto. Ande em baixíssima velocidade e evite buracos e
outros obstáculos.
5. Seladores
Acostume-se a ter sempre na mochila um spray selador, que pode ser
utilizado em pneus com ou sem câmara de ar em casos de emergência. É
muito fácil de usar. Pela válvula de pressão de ar, um gel é aplicado
diretamente nos pneus, tapando o buraco. Entretanto, esse tipo de
remendo não é definitivo e serve apenas para pequenos furos. Deve-se
procurar o borracheiro mais próximo e providenciar a troca da peça o
mais rápido possível.
6. Viagens longas
Se você vai passar muito tempo em cima da sua moto, recomenda-se
fazer uma pausa a cada 500 km rodados. Além de abastecer com
combustível, aproveite a parada para verificar a calibragem dos pneus, o
nível do óleo e as correntes da motocicleta.
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