Viajar de motocicleta tem tudo a ver com o clima do verão! O ventinho batendo no rosto, o sol iluminando a paisagem e aquela sensação de liberdade que toda mulher adora. Mas na estrada todo cuidado é pouco. Um descuido de manutenção ou uma simples pedra na pista são mais do que suficientes para resultar num pneu furado. Diferentemente dos carros, as motos não contam com um estepe – detalhe que deixa a resolução do problema ainda mais complicada. Para que você não entre nessa furada (ou saia dela o mais rápido possível), preparamos um guia de cuidados. Confira e coloque as dicas em prática!

1. Inspeção visual

A primeira recomendação é verificar minuciosamente o estado dos pneus alguns dias antes da partida. Certifique-se de que eles não estejam carecas, gastos ou desnivelados. Caso note qualquer problema, vá a um mecânico de sua confiança para que os reparos necessários sejam feitos.

2. Pneus novos

Motos recém-saídas da concessionária costumam vir com uma camada de silicone revestindo os pneus. Esse detalhe diminui a sensibilidade da motorista, podendo ocasionar quedas e outros contratempos. Para evitar o problema, procure “desgastar” os pneus antes de pegar a estrada, rodando antecipadamente com velocidade reduzida.

3. Calibragem

Confira no manual do proprietário o valor indicado para calibrar os pneus da moto. Lembre-se de que, se o veículo estiver carregado, talvez seja indicado colocar algumas libras a mais. Manter a calibragem em dia garante um bom tempo de frenagem da motocicleta e evita o estouro dos pneus.

4. Pneu furado

Caso haja um pequeno furo no pneu traseiro e você esteja próxima de um posto de gasolina com serviço de borracheiro, é possível continuar rodando aliviando a pressão da roda avariada. Nesse caso, direcione o peso do corpo para o eixo dianteiro da motocicleta até que alcance o posto. Lembre-se de que essa medida só é indicada quando é necessário seguir um curto trajeto. Ande em baixíssima velocidade e evite buracos e outros obstáculos.

5. Seladores

Acostume-se a ter sempre na mochila um spray selador, que pode ser utilizado em pneus com ou sem câmara de ar em casos de emergência. É muito fácil de usar. Pela válvula de pressão de ar, um gel é aplicado diretamente nos pneus, tapando o buraco. Entretanto, esse tipo de remendo não é definitivo e serve apenas para pequenos furos. Deve-se procurar o borracheiro mais próximo e providenciar a troca da peça o mais rápido possível.

6. Viagens longas

Se você vai passar muito tempo em cima da sua moto, recomenda-se fazer uma pausa a cada 500 km rodados. Além de abastecer com combustível, aproveite a parada para verificar a calibragem dos pneus, o nível do óleo e as correntes da motocicleta.